quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Epifania II



A rua se estreitava em seu fim
E lá não havia mais a velha tabacaria,
Nem o cheiro de pombos da praça ao lado,
Já tão vazia.
Por um momento,
Pensei que o deserto em mim
Havia se desprendido de mim
E se estampava no concreto,
No empedrado da rua,
Nos bancos de madeira comida.
Mas era agora só um lado esquecido da cidade...
Percebi-me, então, comovido com minhas lembranças
Era o único que sabia que aquilo,
Em fato, existia, e que era meu,
E em parte, aquela praça,
Os bancos comidos,
O concreto, o empedrado,
A velha construção da tabacaria,
Em parte, eu as criei,
Pois eu as sinto, escuto a solidão ali restante...

Nem mesmo uma meretriz, para compartilhar,
De forma libidinosa,
A minha criação, aparece-me.
Sou tão só quanto esse lugar,
Tão só quanto Deus,
Sou Deus a contemplar uma criação,
Perdida, estranhamente sem vida.
Sou Deus a contemplar o cemitério de minha criatividade.
Meus olhos são divinos,
Repletos de humanidade,
De contemplação,
Sou o sacrifício
Das horas compiladas ao fim
Desta praça, deste canto,
Desta vida,
Eu acabo por criar para ser criado
E ser um abotoado de sensações.

-Já escurece,
Deus que não me escute,
Mas hoje, cuspi na sua lápide,
Ali, ao lado da tabacaria-
Vou-me embora.

Paulo Antônio

3 comentários:

  1. Ao ler sua epifania, amigo, sinto-me como Deus deveras - distante, triste, saudoso de um tempo q não há. Muito lindo. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. cara, adorei principalmente esse final, viu?
    até por uma questão de identificação :P
    eu sinto que dos vários deuses que a todos os dias nascem, eu cuspo tanto nos ventres que os pare quanto nas lápides dos que fingem estar mortos, mas que como vampiros covardes só se escondem do tempo... há tbm aqueles, mais admiráveis, que vivem suas vidas deixando nós, seus criadores-criaturas viverem suas vidas, e ficam lá curtindo sua eternidade a serem masturbados pelas melhores constelações. e quem sabe não estejam eles tbm a beber dos melhores vinhos e cheirando do melhor pó?

    ResponderExcluir